Ações Sustentáveis

A Ostra voluntariamente firmou o compromissos de combater as mudanças climáticas neutralizando suas emissões de carbono/GEE e hoje é considerada uma empresa carbono neutro. A compensação é feita através de créditos de carbonos vendidos pela fintech ambiental Moss, que garante a rastreabilidade e transparência de suas ações através de tecnologia blockchain. As compensações são certificadas internacionalmente e cadastrados na Verra, a plataforma de registro global que garante que os créditos realmente correspondem a menos carbono na atmosfera. 

 

 

Através da parceria com a Moss, a Ostra é contribuinte dos seguintes projetos:

- Projeto FSM-RED: Está localizado no Município de Colniza, no extremo norte do Mato Grosso. O projeto visa preservar a floresta nativa e sua biodiversidade, além de propiciar o desenvolvimento social do entorno da fazenda. Iniciou em 2009 e pretende reduzir as emissões de GEE, evitando a emissão de 26.489.628 tCO2e em 30 anos.

- Projeto Madre de Dios: Localiza-se em Tahuamanu, Peru, a menos de 30 km do lado da nova estrada Interoceânica que une o Brasil ao Peru. O principal diferencial do projeto é o apoio às comunidades indígenas locais. O objetivo é capacitar as mesmas e melhorar a renda através de atividades sustentáveis. Iniciou em 2009 e pretende reduzir as emissões de GEE, evitando a emissão de 25,072,135 tCO2e em 38 anos (2009-2046).

- Projeto Agrocortex: Manuel Urbano, Pauini e Boca do Acre, entre os estados do Acre e do Amazonas. O projeto une conservação ambiental, através do manejo florestal na Floresta Amazônica, responsabilidade social e desenvolvimento econômico da região. É uma forma de proteger e administrar a floresta de forma sustentável e duradoura.


- Projeto Ituxi: O projeto busca manter o manejo sustentável e evitar o desmatamento, impulsionando a capacitação da comunidade local, que depende da floresta, com o cultivo do açaí e castanhas. Iniciou em 2013, com previsão de 30 anos de duração. Até 2015, foi estimada uma redução de 1.181.732 tCO2 de emissões de gases do efeito estufa.

A Ostra reduz o impacto ambiental dos resíduos sólidos, aumentando as taxas de reciclagem de suas embalagens de pós-consumo através da parceria com o programa “EURECICLO” que garante a reciclagem do mesmo numero de embalagens de papel que colocamos no mercado. Ao adotar a solução eureciclo, a Ostra destina recursos para mais de 180 centrais de triagem investem na cadeia de reciclagem.Esse processo atende as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, comunica aos consumidores o engajamento da empresa com reciclagem e gera impacto socioambiental positivo. O rastreando dessa compensação é garantido através de auditorias e múltiplos controles e verificações incluindo o uso de blockchain.

A Ostra utiliza bolsas e sacos de algodão 100% reciclado para embalar todos seus produtos. A cada embalagem distribuída ao cliente, uma muda de arvore nativa é plantada s às margens do Rio Paraibuna. Esse reflorestamento é acordado entre a Mr.Fly (Fabricante das embalagens ecológicas (possui o selo ouro da ABVTEX que certifica a produção ética e responsável)e a prefeitura de Juiz de Fora/MG, Brasil. Desde sua fabricação ao descarte e reaproveitamento, o tecido ecológico reduz a emissão de carbono, energia e poluição. 

 A Ostra desenvolveu um óleo hidratante 100 % Vegetal para ser vendido com 100% do lucro revertido em causas sociais. Mensalmente o valor arrecadado é transferido para o Hospital de Cancer ACCG. Com compromisso financeiro mensal, a Ostra também presta apoio ao Intitulo Filantrópico Neoqav, que por meio de projetos e ações de incidência, lutam por um mundo mais justo e igualitário atendendo a crianças, jovens e mulheres com ativos de capacitação profissional, atendimento psicológico, jurídico e social. Clique aqui e conheça nossos Óleos Corporais!

A Ostra busca as melhores práticas de compliance entre sua equipe. Cem por cento dos integrantes do time Ostra consideram seu ambiente de trabalho decente, digno e igualitário. A Ostra busca
auditar e monitorar 100% de sua cadeia produtiva , em sintonia com o uso das melhores práticas e satisfação por parte dos colaboradores.

 

 

A Ostra firma parceria junto a fornecedores têxteis que afiram ter compromisso com a sustentabilidade. Todos fornecedores garantem o consumo reduzido de água e de emissão de carbono em seus processos. Alguns fornecedores certificam o reúso da água tratada fazendo o uso inteligente dos recursos hídricos e retomando posteriormente ao processo em um sistema continuo e de circuito fechado. Outros fornecedores utilizam energia proveniente de gás natural, reutilizam o calor e economizando até 30 por cento de energia em seus processos. A Biodegradabilidade mais rápida também é característica de alguns de nossos tecidos By Birla Cellulose que é proveniente de florestas sustentáveis certificados pelo FSC. Nosso fio de poliéster também é sustentável pois é composto por fibras de garrafas pet recicladas.